Epistemologia, de que estamos falando?
- ligohufpe
- 15 de mar. de 2021
- 1 min de leitura
O estudo da ciência, como define a etimologia da palavra, se destina a compreender como o conhecimento científico pode se ressignificar no seu modo de produzir saberes através da compreensão de como eles são organizados, desenvolvidos e produzidos. Este ramo da filosofia é fundamental para elucidar o conhecimento, considerando que a ciência deve estar em constante transformação e reconstrução (TESSER, 1995).
O conhecimento científico tem se modificado ao longo dos séculos, principalmente suas metodologias de verificação, essas transformações se dão através da reflexão dos cientistas sobre sua própria prática sob a influência da epistemologia. A epistemologia como campo filosófico possui influência de paradigmas da filosofia que consequentemente dão origem a novas formas de se fazer e compreender ciência (NUNES, 2008).
Filósofos como Thomas Kuhn, Piagget, Karl Popper, Gaston Bachelard entre outros influenciaram a epistemologia moderna e contemporânea e os cursos dos métodos e teorias da produção científica como fazemos até hoje (SILVA, et al 2018).

REFERÊNCIAS:
NUNES, J. A. O resgate da epistemologia. Revista Crítica de Ciências Sociais. p. 45-70, Coimbra, 2008.
TESSER, G. J. Principais linhas epistemológicas. Educar, , Editora da UFPR, n. 10, p. 91-98, Curitiba, 1995.
SILVA, A. L. S. et al. Epistemologias Científicas do século XX: análise a partir da concepção de alunos de curso de ciências. Revista do Professor de Física Brasília, vol. 2, n. 3 2018.
Комментарии